Pilates Workout_edited.jpg

Pilates

Na Saudestrutural contamos com duas modalidades de Pilates: o Pilates Reformer e o Pilates Clínico.

Pode ler sobre as características dos mesmos na secção em baixo e encontrar aquele que mais de adequa às suas necessidades. Em caso de dúvida fale connosco e venha experimentar. Contamos consigo!

EQUIPA ↓

368.jpg

Sofia Costa

Exercício Físico Terapêutico

Pilates Reformer

WhatsApp Image 2022-01-07 at 10_edited.jpg

Laura Massa

Pilates Clínico

Enfermeira Saúde Materna e Obstétrica

IMG_3014.jpg

Inês Godinho

Fisioterapia

Pilates Clíncio

MODALIDADES ↓

 

Pilates Clínico

O Pilates Clínico tem como base o método de controlo muscular desenvolvido por Joseph Pilates. A diferença reside no facto de os exercícios originais terem sido adaptados em diferentes graus de dificuldade, numa vertente terapêutica, com o objetivo de reabilitação física.

Consiste num treino seguro de baixa intensidade e impacto, permitindo um melhor controlo corporal. Praticado regularmente e bem orientado, não representa efeitos nocivos para o sistema músculo-esquelético, o que diminui a ocorrência de lesões.


A sua prática contempla inúmeros benefícios tais como: melhoria da postura, coordenação motora, consciência corporal, equilíbrio, mobilidade, estabilidade, fortalecimento muscular, concentração e capacidade respiratória.


Pode ser realizado por qualquer pessoa, considerando diferentes graus de dificuldade, respeitando sempre as suas necessidades e capacidades individuais em cada sessão.

 

As aulas decorrem em grupos de 8 a 10 pessoas, nos seguintes horários:

Terça e quinta-feira: 17h30 – 18h15 / 18h30 – 19h15

442.jpg
376.jpg

Pilates Reformer

O Reformer é um equipamento que se assemelha a uma cama deslizante com molas. Pode ser usado com o corpo em diferentes posições (vertical, sentado, deitado, em 4 apoios e em pé).

 

Oferece um trabalho tanto global como específico, intervindo na melhoria da força, flexibilidade, mobilidade, coordenação e equilíbrio. O foco central de trabalho é a power house (core), exercitando o atleta na procura de uma melhor postura, eficiência de movimentos, o que para muitos se traduzirá em alívio de dores relacionadas com desequilíbrios musculares. 

Permite a realização de movimentos com grandes amplitudes e em vários planos de movimento. O uso de diferentes intensidades de molas permitirá potenciar a acção muscular de diferentes e em diferentes tipos de contração (concêntrica, excêntrica e isométrica). A própria instabilidade do carro irá promover desafios de estabilidade que ajudarão o cliente no desenvolvimento da força muscular e melhoria no equilíbrio.

 

O trabalho individualizado permitirá selecionar e aplicar exercícios relacionados com diferentes patologias e padrões de movimento, com base na realização de uma avaliação multidisciplinar, raciocínio clínico e evidência científica mais atual.